segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aquela música que tem "Cê"?!?




Comprei um CD para as meninas, saí de carro com Cecília e perguntei:
- Qual a música que você mais gostou, filha?
- Eu "gosti" daquela que tem Cê,
- Que tem Cê? Qual? Cante aí um pouquinho para mim.
- Aquela, mãe, do gato que tem "Cê"...
...atirei o pau no gato to, mas o gato to não morreu reu reu
dona Chica ca, admirou-se se (CÊ CÊ)... 
Foi cantando e toda vez que chegava no "Cê", aumentava o tom e dizia:
- É essa, mãe, a do gato que tem "Cê" de Cecília.

Raciocínio lógico

Visita ao Zoo - único dia que ela me pediu o moleton

Lú é uma menina muito inteligente, comunicativa e me ensinou que é boa de raciocínio lógico também... passamos a semana do carnaval em Sampa, na dasa da Dinda de Cecília Tânia, a quem ela carinhosamente chama de Tia Tânia. Apesar dos dias nublados e garoentos, foi uma semana maravilhosa, elas amaram e curtiram muito.  Esta mamãe aqui, desacostumada com o frio, ficava constantemente pedindo para usarem o "tal casaquinho", porém Lú é igual ao pai, ou seja, sente calor até em SP, então era uma luta para agasalhar a piruetinha, numa noite após o banho, separei os pijamas de manga comprida para elas, ao ver o seu, a mocinha torceu o nariz e...
Lú: - Mãe, não gosto deste pijama, faz calor.
Eu: - Filha, aqui em São Paulo faz frio, de madrugada esfria muito e você não dorme coberta, então tenho que lhe proteger do frio com este pijaminha quentinho e gostoso.
Lú: - Mas mãe, eu não estou com frio.
Eu: - Vamos fazer assim, você veste este pijama e, se sentir calor, me chama que eu tiro.
Lú: - Não, mãe, eu visto aquele ali (camiseta) e, se sentir frio, lhe chamo e peço o outro (de manga comprida).
O que fazer diante deste argumento lógico, aos 03 anos??? Para não perder a moral, mas respeitar a linha de raciocínio da moleca, negociamos e ela vestiu um de manga curta, ou seja, chegamos a um denominador comum, rsrsrs.
Depois, o pai veio falar, a sós, comigo e disse que, tirando o fato de eu não quere dar o braço a torcer, o argumento dela tinha mais lógica, visto que, para ele, a temperatura do quarto estava ótima, se houvesse o desconforto (frio) é que recorreria a uma alternativa (agasalho).

***
Noutro dia, ainda lá em Sampa, elas pediram para ver o "Mágico de Oz", versão 1900 e bolinhas, a tia dinda colocou o DVD, que é um dos preferidos delas, detalhe: originalmente é de Sionei, comprado muito antes delas nascerem, mas adoram Doroty e Totó. Estavam assistindo, dando risadas, explicando as cenas à tia, quando ouço Lú dizer:
- Tia Tânia, dê um "pause" aí, que vou ali fazer xixi, viu.


As meninas vendo "O mágico de Oz" com a Tia Dinda Tânia.



domingo, 17 de abril de 2011

Páscoa no parque

As imagens falam por si...


        
         
       


Brincadeiras de irmãs

As meninas estavam brincando, Lú com um boneco e Cecília com um cachorrinho, o pai no computador, ouve o seguinte diálogo:

Lú: - Oi amigo você me dá um abraço.
Ceci: - Oi amigo dou sim, mas eu não tenho braços, tenho patas...
Lú: - Eu vou lhe abraçar assim mesmo... vem cá.
E tome a colocar os dois para se abraçarem.

Num outro dia...eu ouço:

Lú: - Mãããeeee, minha mãããeeee...
Respondo de cá: - Oi filha, que foi?
Vem Cecília prontamente me dizer: - Ôh, mãe, né com você não, a gente tá brincando de eu ser a mãe e Lú a filhinha minha, ela tá me chamando, viu!!! E voltou correndo para sua "filha".

Coisa mais fofa, esses diálogos, queria ser uma mosquinha para ficar ouvindo as conversas delas nas horas que passam brincando de faz de conta.

Susto

Dia desses, ao chegar no trabalho, recebo um telefonema de Lúcia:
- Rose, Cecília caiu, cortou a testa e está sangrando muito.
- Lúcia, o corte foi grande? Como foi? Nem responda, tô indo para aí agora.
Corri para casa e ao chegar em casa encontro a figurinha já brincando com a irmã, na boa (ufa, graças a Deus), veio correndo me receber no portão, tirou o tampão de algodão com água maravilha da testa e disse:
- Ó mãe, tá saindo "sangre".
- Filha, como foi isso? Deixa eu ver direito.
- Eu fui correndo pegar um pente, aí caí e bati a testa na porta.
Fiquei com uma dó, pelo que entendi ela deve ter "saído pela tangente" ao fazer a curva no lavabo e deu com a testa no "caixão" da porta, resultado: um baita corte vertical, tomando a testa inteira e sangrando sem parar.
Conversei com ela e disse que teríamos que ir ao hospital, pois o corte não parava de sangrar e coisa e tal, morrendo de medo do que nos esperava pela frente: A SUTURA!!!! Claro que na frente dela estava que era pura CALMA!!!!
Chegamos ao hospital, falei como seria o procedimento da forma mais clara, porém lúdica, possível, sem mentir sobre a possível dor, ela ensaiou um chorinho, mas entrou com dignidade na sala de procedimentos, logo veio a médica, muito calma, conversou com a gente e me disse:
- Se você não se desesperar já me ajuda muito.
- OK, Dra. vamos lá, fui dizendo, segurando as mãozinhas da minha filhota e rezando.
- Cecília, você fecha os olhinhos, pois preciso lavar seu dodói.
- Fecho...
E fechou mesmo, ficou quietinha, não chorou nem na hora da anestesia, ficamos os 4, eu, o pai, a médica e a auxiliar, boquiabertos, já desconfiando de uma possível reação da queda (prostração), porém respondia certinho a todoas as perguntas que fazíamos, sem abrir os olhinhos e sem mexer a cabeça... sinal de que estava muito bem e se comportando como uma lady.
Ufa, agradeci muito a Deus, a seu anjinho da guarda, enfim, ao universo e fiquei muito orgulhosa da minha guerreirinha, tando que ao sair a médica sugeriu um sorvetão de recompensa e eu dei, of corse.
A todo mundo que pergunta ela diz:
- Caí e fui para o hospital "costurar" a testa que nem Astolfinho (porquinho de pano delas, que já foi costurado várias vezes por Lúcia.)

PS: a irmã ficou com Lúcia esperando no estacionamento do hospital, quando o pai foi lá ver como ela estava, perguntou:
- Pai, Cecília tá bem? Ela tá chorando? Quero entrar e segurar na mão dela.
- Não pode, Lú. Cecília está bem, não está chorando, não. Pode ficar tranquila.
- Sabia, elá tá aguentando firme, né?!!!  
Quando viu a irmã com o curativo, arregalou os olhos, colocou a mãozinha na frente da boca espantada, depois falou:
- Parabéns, Cecília, você aguentou firme!!!
E tascou-lhe um abraço, que me deixou com os olhos mareados.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vazei...

As meninas têm pedido para dormir de calcinha, ou seja, estamos às voltas com o desfralde noturno, que, ao contrário do diurno, tem sido mais demorado, vira e mexe tem uma caminha molhada, mas é assim mesmo daqui a pouquinho vão estar desfraldadas e por iniciativa delas mesmo. No domingo de manhã, acordei com duas mãozinhas me fazendo carinho e uma vozinha:
- Mãe, acorda, vem ver o que aconteceu.
- Hã, que foi Lú?
- Vazei (*)

(*) Vazei = fiz xixi na cama. Vem da expressão "a fralda vazou", que usávamos quando a maldita não aguentava o volume de xixi : D!!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Compositora

Hoje quando cheguei do trabalho encontrei as duas dormindo, que pena, odeio quando isso acontece, mas c'est la vie... Porém encontrei duas surpresas: a primeira, minha câmera, que minha amiga Rosa trouxe dos states, tô doida para experimentar com as meninas. A segunda foi Sionei quem me contou... disse que depois do banho Cecília se deitou na cama dela e começou a cantarolar - sim, ela gosta de transformar qualquer frase em música, quanlquer palavra em sons e etc:
"Rosângela,
rosangelona,
rosangelina,
rosangelinda
rosangela é linda..." 
Detalhe, para quem não sabe, Rosângela sou euzinha da silva, ela descobriu que esse é o meu  nomee e vive repetindo, até que criou a composição aí acima. Coisa mais linda desse mundo, se cantarolar para mim vou morrer, desmorrer e encher de beijos nas bochechas gordinhas...