segunda-feira, 25 de abril de 2011

Raciocínio lógico

Visita ao Zoo - único dia que ela me pediu o moleton

Lú é uma menina muito inteligente, comunicativa e me ensinou que é boa de raciocínio lógico também... passamos a semana do carnaval em Sampa, na dasa da Dinda de Cecília Tânia, a quem ela carinhosamente chama de Tia Tânia. Apesar dos dias nublados e garoentos, foi uma semana maravilhosa, elas amaram e curtiram muito.  Esta mamãe aqui, desacostumada com o frio, ficava constantemente pedindo para usarem o "tal casaquinho", porém Lú é igual ao pai, ou seja, sente calor até em SP, então era uma luta para agasalhar a piruetinha, numa noite após o banho, separei os pijamas de manga comprida para elas, ao ver o seu, a mocinha torceu o nariz e...
Lú: - Mãe, não gosto deste pijama, faz calor.
Eu: - Filha, aqui em São Paulo faz frio, de madrugada esfria muito e você não dorme coberta, então tenho que lhe proteger do frio com este pijaminha quentinho e gostoso.
Lú: - Mas mãe, eu não estou com frio.
Eu: - Vamos fazer assim, você veste este pijama e, se sentir calor, me chama que eu tiro.
Lú: - Não, mãe, eu visto aquele ali (camiseta) e, se sentir frio, lhe chamo e peço o outro (de manga comprida).
O que fazer diante deste argumento lógico, aos 03 anos??? Para não perder a moral, mas respeitar a linha de raciocínio da moleca, negociamos e ela vestiu um de manga curta, ou seja, chegamos a um denominador comum, rsrsrs.
Depois, o pai veio falar, a sós, comigo e disse que, tirando o fato de eu não quere dar o braço a torcer, o argumento dela tinha mais lógica, visto que, para ele, a temperatura do quarto estava ótima, se houvesse o desconforto (frio) é que recorreria a uma alternativa (agasalho).

***
Noutro dia, ainda lá em Sampa, elas pediram para ver o "Mágico de Oz", versão 1900 e bolinhas, a tia dinda colocou o DVD, que é um dos preferidos delas, detalhe: originalmente é de Sionei, comprado muito antes delas nascerem, mas adoram Doroty e Totó. Estavam assistindo, dando risadas, explicando as cenas à tia, quando ouço Lú dizer:
- Tia Tânia, dê um "pause" aí, que vou ali fazer xixi, viu.


As meninas vendo "O mágico de Oz" com a Tia Dinda Tânia.



Um comentário:

  1. Esta história do pijama parece a mesma que acontece aqui em SP com a minha filha... sempre está calor e não gosta dos pijamas de manga comprida! Beijo

    ResponderExcluir